25 de abril de 2012

NIRVANA

Nirvana foi uma banda estadunidense de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen em 1987. Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990.

No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em 1989. A banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados. Depois de assinar com a gravadora DGC Records, o grupo encontrou o sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind (1991). O sucesso repentino da banda amplamente popularizou o rock alternativo como um todo, e como o vocalista da banda, Cobain se encontrou referido na mídia como o "porta-voz de uma geração", com o Nirvana sendo considerado a "principal banda" da Geração X. O terceiro álbum de estúdio do Nirvana, In Utero (1993), desafiou a audiência do grupo, apresentando um som abrasivo, menos mainstream.

A breve duração do Nirvana terminou após o suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos desde que, supervisionados por Novoselic, Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney Love. Desde a sua estreia, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo que 25 milhões foram vendidos só no Estados Unidos (dados até 2002).

8 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha procurado sabre a banda.

    Beijos!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natalia!
    Bem legal seu post, interessante pra quem não conhece nada da banda.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Nirvana,tive um banda de Rock que o nome era originado de uma música do Nirvana! kkk
    Adoreio o lay!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido nada sobre eles porque não costumo escuta-los então não me interessava... Não fazia ideia que o vocalista tinha se matado... oO


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de rock, mas tenho algumas músicas no meu celular para aqueles momentos de revolta, sabe? kkk
    Irei procurar ouvir mais músicas do Nirvana! Tenho uma amiga viciadíssima na banda...



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nati, eu gosto bastante do Nirvana, não sou uma GRANDE fã nem nada, mas no geral eu gosto, gostei de saber de mais algumas coisas sobre eles.

    Eu te indiquei num meme lá no blog: http://entretendoelendo.blogspot.com.br/2012/04/meme-como-voce-cria-suas-resenhas.html

    ResponderExcluir
  7. oi Nati, adorei o post! sou muito fã de Nirvana e achei muito legal o que você escreveu por que, apesar de não contar os mínimos detalhes como em um site para fãs, conta, de um jeito muito interessante, o básico para quem não conhece nada sobre a banda. adorei! parabéns, beijo.

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^